A rotina da pele em dias de praia
Este é um tema sobre o qual já me colocaram por diversas vezes várias questões: que rotina de pele adoptar nos dias de férias, quando fazemos dias inteiros de praia, piscina e sol? Devemos manter as nossas rotinas habituais?
Tudo vai depender da rotina adoptada e do tipo de pele. Quem me conhece e quem segue as minhas publicações, sabe que sou fã assumida de rotinas simples. E nas férias queremos descomplicar, simplificar e desligar. Além de que, logisticamente, é mais fácil simplificar a rotina nas férias.
Além disto, nos dias de praia, sol e piscina, a nossa pele pede hidratação. A pele fica desidratada e mais sensibilizada, devido à ação do sol, do sal e do cloro na nossa pele. Por isso, é fundamental incluir produtos com ação hidratante, podendo inclusivamente usar alguns produtos complementares além do nosso creme habitual: uma máscara ou um sérum de hidratação, por exemplo.
Além disto, podemos e devemos limitar o uso de cosméticos com potencial sensibilizante. Produtos com alfahidroxiácidos e retinóides podem ser colocados de parte nesta fase (a não ser que sejam absolutamente essenciais para manter a nossa pele em bom estado). São substâncias que, além de poderem deixar a pele mais sensível, nomeadamente ao sol, vão repuxar a pele e por isso podemos fazer uma pausa no seu uso.
Obviamente, a proteção solar não pode faltar! Independentemente do protetor que selecionarem, o importante é aplicar e fazê-lo com bastante regularidade e na quantidade necessária.
Vou deixar aqui um esquema da minha rotina ideal com algumas sugestões de produtos (já sabem que isto é sempre relativo e depende sempre do tipo e estado de pele).
Higiene
A higiene é algo fundamental. Devemos sempre usar idealmente um produto de enxaguamento para lavarmos a nossa pele do rosto pelo menos ao final do dia (nada de usar água demasiado quente por favor!). Já sabem que se existir maquilhagem à noite, devemos desmaquilhar sempre quando chegarmos a casa (dupla limpeza é o ideal). O produto deve ser indicado para o nosso tipo e estado de pele.
No que diz respeito ao corpo e cabelo, devemos optar por usar um produto mais nutritivo e hidratante no banho. Podemos manter o nosso champô habitual, no entanto existem soluções específicas para a praia que podemos adoptar se quisermos. Não esquecer que existem protetores solares capilares para ajudar a proteger não só o cabelo, mas também o couro cabeludo do sol!
Hidratação/Tratamento
De manhã, podemos e devemos manter alguns anti-oxidantes. No caso das peles oleosas/mistas, um sérum poderá ser suficiente (seguido obviamente do protetor solar). No caso de uma pele mais seca ou desidratada, é boa ideia reforçar a hidratação com um creme mais nutritivo.
No pós-praia, a hidratação é fundamental, tanto do corpo como do rosto. Como já referi várias vezes, apesar dos cremes pós-solares não serem indispensáveis, são produtos muito interessantes para usar em substituição do hidratante corporal. A grande vantagem deles é serem hidratantes fluídos, fáceis de aplicar, com ação refrescante e com alguns ativos calmantes. No entanto, em peles mais secas, o pós-solar no corpo pode não ser suficiente para garantir a hidratação. E nesse caso devemos manter o nosso hidratante habitual (atenção apenas às formulações muito oclusivas, que aplicadas numa pele queimada pelo sol, podem agravar a sensação de desconforto e de calor corporal).
No rosto, devemos apostar aqui na hidratação após o banho e novamente ao deitar (no caso de nos maquilharmos, após a limpeza da pele). Nas peles mais secas, podem ser interessantes as máscaras de hidratação.
Não esquecer os lábios
Nunca nos devemos esquecer dos lábios! Os nossos lábios são uma zona muito sensível, e que também queima. Além disto, para os portadores do vírus Herpes simplex, a exposição solar traz o risco de termos uma manifestação de sintomas (as desconfortáveis bolhas herpéticas) e por isso a proteção solar dos lábios e a sua hidratação são fundamentais. Deixo aqui algumas sugestões!
Produtos Extra
Existem alguns produtos extra que recomendo que levem convosco nas férias. Um deles é a água termal. A água termal é excelente para acalmar e refrescar a pele queimada pelo sol (atenção que a pele morena também está queimada…) o bronzeado é uma agressão à pele). No entanto, chamo a atenção que o seu uso recorrente enquanto estamos no sol deve ser seguido da aplicação de protetor solar (a aplicação da água termal pode remover parte do protetor solar).
No caso de ter melasma ou outro tipo de hiperpigmentação, podemos ter connosco produto que nos permita uma reaplicação mais prática do protetor solar.
Não esquecer o básico!
Além dos cuidados cosméticos, é fundamental a hidratação por via oral durante o dia, através de água ou de sumo de frutas naturais. Não se esqueçam das regras da exposição solar! Não basta aplicar o protetor solar! Estas regras são fundamentais para que possamos usufruir do sol de forma segura: usar chapéu, evitar a exposição solar nas horas de maior calor (12h-16h), reaplicar o protetor solar várias vezes, em especial após os banhos de imersão.
Boas férias 😉
Imagem: Freepik
Sofia
3 de Agosto, 2024Adorei 🥰