O Outono e a queda de cabelo

Cuidados com a peleO Outono e a queda de cabelo

O Outono e a queda de cabelo

Este é um tema de que muito se fala, e onde há diversas questões e dúvidas por parte dos consumidores. Tradicionalmente verifica-se que, no Outono, o cabelo cai com mais intensidade ou de forma mais notória. Alguns cientistas acreditam que no Verão, dada a elevada exposição solar, o nosso couro cabeludo é protegido por um aumento de cabelos em fase de crescimento e que, após essa elevada exposição solar, estes cabelos param de crescer e caem de seguida.

É muito provável que todos nós, em algum momento da nossa vida, venhamos a sentir uma queda de cabelo mais acentuada (o cabelo cai todo o ano, existe um ciclo de crescimento do cabelo, da qual faz parte a fase de queda). E esta queda pode ter inúmeras causas: pode ter uma causa genética, pode ter uma causa medicamentosa (por exemplo, causada pela quimioterapia), pode ser devido a uma alimentação deficitária (em zinco, ferro e em vitaminas do complexo B), pode ser por questões hormonais, stress, devido a uma doença (a infeção por Covid-19 está apontada como causa para alguns casos de alopécia) ou não ter uma causa aparente. O trabalho dos nossos folículos pilosos (de onde saem os nossos pelos) ainda está muito envolvido em mistério, e por vezes é difícil de perceber de onde vem a origem da alopécia.

O que sabemos é que existem vários tipos de alopécias, e que o tipo e causa da alopécia devem ser avaliadas por um especialista em tricologia, quando é algo significativo, que nos incomoda ou preocupa.

Vou responder a algumas questões que me colocam frequentemente, e no final, deixo algumas recomendações gerais para conseguirmos um cabelo saudável.

Tenho queda de cabelo acentuada. Devo preocupar-me?

Depende. Temos de avaliar em primeiro lugar há quanto tempo nota um aumento da queda capilar. Se esta situação durar há mais de 3 meses, é realmente importante avaliar a causa junto de um especialista. Se for uma situação recente, podemos tentar melhorar a nossa rotina capilar antes de consultar um especialista. Em algumas situações, a queda vai resolver-se espontaneamente ao fim de algumas semanas ou meses. No entanto, se a situação for bastante incomodativa ou intensa, não deixem arrastar a situação e procurem uma ajuda especializada.

Tenho queda de cabelo acentuada. Devo usar um champô anti-queda?

Não é de todo obrigatório. No entanto, devemos optar por um champô suave que respeite o nosso couro cabeludo. Podemos escolher um champô anti-queda se preferirmos, mas a sua atuação será limitada.

Tenho queda de cabelo acentuada. Devo evitar muitas lavagens de cabelo?

Nunca! O cabelo deve ser lavado e o couro cabeludo devidamente higienizado! Isso é fundamental! O excesso de oleosidade e a acumulação de sujidade podem aumentar a inflamação localmente a nível do folículo, e agravar a queda.

Tenho queda de cabelo acentuada. Devo cortar o cabelo para este crescer mais forte?

O cabelo não vai crescer mais forte se o cortarmos. Isso é um mito. No entanto, se a haste capilar (ou seja o cabelo, ou mais especificamente, as pontas) estiver danificada (o famoso cabelo espigado), pode agravar a queda. E nada melhor do que um corte para eliminar as pontas danificadas (não há cosmético que se equipare!)

Tenho queda de cabelo acentuada. Posso pintar o cabelo?

As tintas de cabelo não estão diretamente relacionadas com a queda de cabelo. Agora, estão relacionadas com muito processos de sensibilização do couro cabeludo (alergias). Se for o caso, é desaconselhado o uso de tintas devido à inflamação que vai causar do couro cabeludo. Caso contrário, é uma opção pessoal. Mas nunca devemos esquecer que é um tratamento agressivo e que causa danos na haste capilar.

Devemos ter alguma cautela com o uso de penteados (puxos, apanhados) com muita regularidade, para evitar a tração dos cabelos e eventuais danos cicatriciais nos folículos.

Recomendações Gerais

No geral, devemos lavar o nosso cabelo com um produto adequado, nutrir sempre as pontas, com um bálsamo ou máscara, e hidratar o cabelo diariamente se necessário (nunca esquecer que, se muito danificado, o corte é sempre a melhor opção). É importante controlar situações como caspa ou excesso de oleosidade. No verão, é fundamental reforçar a saúde dos cabelos expostos ao sol, usando produtos com filtros UV para protegê-lo, e reforçar a hidratação.

Devemos evitar pentear o cabelo molhado (sim, eu sei que estamos habituados, mas os cabelos molhados são mais frágeis por isso devemos esperar que o cabelo seque um pouco antes de o pentearmos).

Devemos optar por pentes suaves, com pontas arredondadas e secar o cabelo com uma toalha, gentilmente.

Para quem usa secadores e placas, é importante a proteção térmica do cabelo, e evitar as temperaturas demasiado elevadas.

E ter uma boa alimentação, variada e rica em frutas e vegetais. A suplementação alimentar (as famosas vitaminas para o cabelo) podem ser uma opção (mas aconselho que consultem um profissional de saúde para validarem a vossa opção)

Imagem: usplash by Aaron Burden

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *