Cosméticos Caseiros – Yeah or Neah?
Esta é uma questão polémica. Existem muito consumidores que procuram soluções caseiras para resolver os mais variados problemas de pele. Mas será esta prática segura? Será esta prática ideal, tendo em conta a panóplia de cosméticos disponíveis, tanto em termos de variedade como de preço, nos mais diversos espaços de venda?
Vou explorar convosco os argumentos que os defensores da cosmética caseira ou os cosméticos do it yourself usam para promover esta prática.
“Se tem a pele sensível, deve procurar uma solução mais caseira e natural, e portanto mais segura”
Ao contrário do que se pode pensar, o que é natural não é necessariamente mais seguro ou mais inócuo. Dou frequentemente o exemplo da cocaína, que é uma molécula produzida naturalmente pela natureza. Molécula esta nada isenta de efeitos adversos, como todos sabemos. Sendo assim, a afirmação de que os produtos naturais são mais seguros é muito relativo. Além disto, os produtos homemade ou do it yourself acarretam riscos, pois em casa é impossível controlarmos as variáveis químicas, bem como as contaminações microbiológicas (tanto no fabrico, como posteriormente à medida que o produto vai sendo usado). É um risco para a pele e para os consumidores, precisamente para as peles mais sensíveis e vulneráveis.
“Os cosméticos à venda são mais caros do que fazer um em casa”
Cada vez mais existem espaços de venda que comercializam produtos cosméticos: farmácias, perfumarias, lojas com cosmética low-cost, supermercados, parafarmácias, lojas on-line. Existem também muitas ações promocionais com bastante regularidade ou seja, em algum destes mercados conseguimos encontrar soluções económicas que vão de encontro às nossas necessidades. E a comida também está cara, por isso porquê perder tempo e dinheiro a inventar uma fórmula ou casa que na verdade não sabemos se irá dar resultado?
“Com os cosméticos caseiros conseguimos soluções personalizadas para cada pele”
Como? Com que ingredientes? E com que conhecimento? A natureza é maravilhosa mas infelizmente, não nos consegue fornecer todos os ingredientes cosméticos. Além disso, uma coisa é aplicar ananás na pele, outra completamente diferente é veicular bromelaína, que é uma enzima extraída do ananás, numa formulação pensada e preparada para levar a bromelaína até ao local necessário. O ananás foi feito para ser diferido pelo tubo digestivo, não pela pele.
Sou definitivamente Team Cosméticos Industriais
Sim, sou em definitivo da equipa dos cosméticos industriais: são mais seguros, existem variadas opções de preço, com múltiplas opções para cada consumidor, cada pele e cada problema. Não sou apologista de usar imensos cosméticos (menos é efetivamente mais), e podemos e devemos fazer sempre opções mais sustentáveis quando vamos adquirir um cosmético. Mas não vale a pena perder tempo e dinheiro a fazer criar fórmulas mágicas em casa.
É melhor fazer bolos. É o meu conselho 🙂
Imagem: Diana Light em Unsplash
Sara Rodrigues dos Santos
28 de Setembro, 2023Team cosméticos industriais ao poder!
Penso que a corrente ideológica “sem conservantes sintéticos” ou “com conservantes naturais” esteja cada vez mais a moldar o pensamento do consumidor. Se a melhor opção é desenvolver o meu cosmético em casa? Não!